segunda-feira, 14 de julho de 2014

Você sabe qual é o café mais caro do mundo?

Apreciado por muitos, o famoso “cafezinho” é cultivado ao redor do mundo todo e das muitas variedades produzidas, algumas têm alcançado uma reputação especial e notoriedade com base em sua raridade e sabor diferenciado.


Com uma produção anual de menos de 500 quilos e preço elevado (considerado o café mais caro do mundo, 1 kg custa aproximadamente US$ 500), o Kopi Luwak é incontestavelmente incomum. Processado no sistema digestivo da civeta (mamífero peludo que lembra um felino) o fruto do café (arábica e/ou robusta) é completamente digerido e os grãos são excretados nas fezes.



Isso mesmo que você leu! Os grãos usados para preparar o café mais caro e raro do mundo são, necessariamente expelidos nas fezes da civeta antes de serem processados e irem para as prateleiras.

Com sabor achocolatado, aveludado e livre de amargor residual, o Kopi é uma palavra Indonésia (e é lá que ele é produzido) que significa café e Luwak é o nome local da civeta. Esse animal seleciona os frutos antes de digeri-los, tornando o processo ainda mais interessante.


Devido ao seu elevado valor, uma alternativa mais barata e brasileira é o Jacu Coffe. Semelhante ao processo de fabricação do Kopi Luwak, ao invés de civetas, são os jacus (gênero de ave) que digerem e excretam o mesmo.

Então, você tomaria um desses cafés? 

2 comentários:

  1. Como muitos brasileiros, sou uma amante do café, com certeza experimentaria, talvez com um pouco de resistência, más tomaria.
    Postagem interessantíssima. Parabéns Jéssica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tomaria com resistência hehe
      Muito obrigada Jéssica, fico sempre muito feliz com seus comentários!
      Beijos

      Excluir