segunda-feira, 30 de junho de 2014

Mirtilo – A fruta azul da longevidade.


Foto: Reprodução.

Espécie nativa dos Estados Unidos e Canadá, o mirtilo ou blueberry (em inglês) é um das frutas frescas mais ricas em antioxidantes já estudadas, tornando-se conhecida como “fruta da longevidade”. Sua riqueza em pigmentos antocianos lhe confere combate aos radicais livres, poder anti-inflamatório, melhora a circulação e reduz o colesterol ruim. Além disso, seu valor nutricional é indiscutível, apresentando vitaminas A, B, C, possuindo ainda sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, ácido cítrico e málico.

Ainda pouco conhecida no Brasil, sua introdução foi realizada em 1983, através de uma coleção de plantas trazidas pela Embrapa Clima Temperado, de Pelotas- RS.

Os frutos pertencentes à família Ericaceae, são de cor azul intensa, formato achatado com aproximadamente 1 cm de diâmetro e 1,5 g de peso, polpa de sabor doce-ácido e muitas sementes de pequeno tamanho.

Os Estados Unidos detêm 50% da produção mundial do fruto, seguido do Canadá, com 33%. Os norte-americanos importam 82% da produção do restante do mundo. Sua comercialização se dá principalmente na forma fresca, e em menor escala para indústria de suco, sorvete e doces.

Foto: Reprodução.

3 comentários:

  1. Jé, esse fruto pode ser consumido sem nem um processo específico? Por exemplo: " direto do pé"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Jé, seu maior consumo se dá pela forma fresca, e em menor escala para produção de suco, sorvetes e doces.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir