domingo, 1 de junho de 2014

MARULA: O fruto Africano


A marula é uma árvore frutífera originária da África. O canhoeiro, como também é chamado, tem porte mediano, produz frutos ovoides ou globulosos com polpa suculenta, doce-acidulada e uma semente.

Muito utilizada pela população africana, sua semente serve para extração de óleo para cosméticos, e suas cascas e folhas para produção de medicamentos. O licor é produzido através da fermentação do suco da polpa.

O fruto é uma excelente fonte de vitamina C, variando de 60 mg a 400 mg, sendo seu teor mais elevado que a maioria das frutas, em comparação a laranja apresenta em média 53 mg.

Protegida por leis rigorosas para o tratamento ambiental e colheita sustentável, é considerada um tesouro botânico. Por milhares de anos foi o principal elemento nutricional da população de países como a África do Sul. Evidências de sua existência datam 10 000 AC.

CURIOSIDADES:

O povo de Tonga celebra a Festa das Primícias derramando uma oferta da bebida do suco fresco do fruto sobre os túmulos dos chefes mortos;

Conhecida como árvore dos elefantes, esses animais são atraídos pela fragrância de seus frutos;

Os frutos não servem de alimento somente aos elefantes, mas também aos rinocerontes, javalis, macacos verdes, zebras, porcos-espinhos, entre outros.

As maruleiras podem produzir mais de 500 kg frutos por ano.

Sua semente é extremamente resistente a quebras, para extração dos grãos internos é preciso colocar a mesma em uma superfície de pedra e bater sobre ela com outra pedra dura.





Nenhum comentário:

Postar um comentário