sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Matos de Comer: Taioba

As plantas alimentícias não convencionais (PANC) são plantas que a maioria de nós não comemos, ou por falta de conhecimento, ou mesmo costume. Portanto, são plantas alimentícias que poderíamos consumir, mas não consumimos.

Incluem assim uma vasta gama de matos de comer ou hortaliças. Ainda, frutas silvestres e cultivadas em vários lugares; alguns tipos de grãos, vagens, feijões e cereais.

O interesse crescente por essas plantas não está somente em suas características nutricionais, mas também em sua valorização, sendo que as mesmas sofrem um serio risco de desaparecerem. Ainda, auxilia na valorização da nossa diversidade nativa, popularizando o seu uso em determinadas regiões.

Da serie Matos de comer, a terceira planta a ser citada é a: Taioba



Planta nativa muito conhecida, a taioba pode chegar a mais de um metro de altura, sendo sua coloração verde e o formato de coração. Seu sabor é parecido com couve e o espinafre, porém mais suave. Por apresentar essa coloração, sendo rica em clorofila, é muito usada em sopas, caldos e como "charutos".


"Charutos" de Taioba. Foto: Alimentação segura

Seu consumo se dá após seu cozimento, já que crua dá muito ardência a boca, podendo levar a graves problemas de saúde. Portanto, para o seu uso, remova as partes mais grossas da folha, pique-a e ferva-a, a fim de retirar suas toxinas.

Além de suas folhas, sua raiz e cormo* também podem ser consumidos.

Gosta muito de ambientes sombreados e úmidos e se multiplica a partir de brotos em torno da planta-mãe.

Para não ocorrer confusão, já que existem plantas muito parecidas com a Taioba, leia essa matéria de identificação:
http://www.matosdecomer.com.br/2014/06/taiobas-confusao-guia-definitivo-de.html

Vale lembrar que essas informações foram obtidas através de estudos. Jamais poderão ser utilizadas plantas, raízes e frutos desconhecidos, podendo os mesmos ser tóxicos, ocasionando alergias até a morte.

Quando fizer a opção por PANC é de extrema importância ter a certeza que de fato são alimentícias. Para isso você pode consultar o livro Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil, resultado de 10 anos de trabalho dos autores Valdely Kinupp e Harri Lorenzi.


*cormo: caule subterrâneo, semelhante ao bulbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário