domingo, 28 de setembro de 2014

QUINOA: um riquíssimo grão



No ano passado (2013) a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou em Assembleia Geral o “Ano Internacional da Quinoa”, com o objetivo de divulgar o grande potencial da quinoa, sendo o lema “Um futuro semeado há milhares de anos”.

Originária dos Andes, é uma planta milenar cultivada pelos povos nativos, onde é conhecida como quinua. Seu destaque é devido à qualidade de sua proteína, com boa distribuição de aminoácidos essenciais, que se assemelham a caseína (fração proteica do leite), além de possuir um alto valor nutritivo e baixo colesterol. Alérgicos ao glúten tem na quinoa uma ótima opção de consumo, devido ausência do mesmo.

A quinoa pertence à família Chenopodiaceae, a mesma da beterraba, e seus grãos se apresentam em cores bem diferentes, existindo quinoa na cor branca, amarela, violeta, avermelhada, acinzentada e preta.


Na culinária podem ser servidas salpicadas em saladas, misturadas em molhos ou cereais matinais, até como componentes de sopas. Processada como farinha, pode ser utilizada em diversas receitas, ainda seus botões florais podem ser servidos cozidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário