quarta-feira, 13 de agosto de 2014

PIMENTAS

Cultivadas em todo território nacional, as pimentas apresentam variações de tamanho, cor, sabor e, é claro, de ardência.

Nesta matéria serão apresentadas algumas espécies e suas principais características.

A espécie Capsicum frutescens é o tipo mais consumido e conhecido no país, destacando-se a Malagueta e Tabasco, caracterizadas por serem extremamente picantes.


A C. annuum é a mais cultivada no país. Como exemplo as pimentas Jalapeño (originária do México) e Cayenne, que podem ser consumidas frescas, ou na forma de molhos e conservas.

Com ardência menos intensa que o grupo anterior, os tipos mais comuns da espécie C. baccatum são as pimentas Dedo-de-Moça e Cambuci (com cultivares doce).

C. chinense é a mais brasileira das espécies domesticadas, caracterizando-se pelo seu aroma acentuado. Há variedades do grupo extremamente picantes, com a pimenta Habanero, e variedades doces, com a pimenta Biquinho. Diferenciam-se ainda por suas cores e formatos.


Algumas curiosidades:
 ü  Originária da América as pimentas ardem por causa de uma substância chamada capsaína, que possui um efeito benéfico à medida que é absorvida pelo corpo.
 ü  Existe uma unidade de medida do ardor da pimenta, chamada Unidade de Calor Scoville (SHU).
 ü  A Trinidade Moruga Scorpion é considerada a pimenta mais ardida do mundo, variedade da espécie C. chinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário