sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Dovyalis, uma linda fruta exótica

Pertencente à família Salicaceae (a mesma do chorão, árvore ornamental muito plantada na região) a Dovyalis compõe diversas espécies, sendo as principais Dovyalis caffra e Dovyalis hebecarpa.

Nessa matéria vamos falar da Dovyalis hebecarpa, conhecida também como Groselha do Ceilão, ou ainda em inglês como Ketembilla.

Originária do sul da Índia ou do Sri Lanka, foi difundida rapidamente em regiões tropicais e até regiões temperadas.
O fruto tem formato esférico, polpa suculenta e naturalmente ácida (levemente adocicada), podendo ser consumido ao natural ou processado (como geleias e sucos). Possui uma fina pele com coloração de laranja à vermelho-arroxeado, recoberta por uma leve pelugem que proporciona uma textura agradável ao toque.

Suas sementes são pequenas e facilmente removíveis. Usualmente, sua propagação é realizada através de sementes, podendo também ser feita por estaquia, enxertia e alporquia*.
Os frutos podem ser considerados boa fonte de Vitamina C, apresentando em média 120,3 mg/100g. Em comparação, a laranja apresenta em média 53,2 mg/100g.

Foto: Laureth.


*Alporquia: o método consiste em estimular o crescimento de raízes em um ramo ou caule de uma planta, envolvendo um pedaço de ramo por terra ou musgo em um pedaço de pano ou plástico. Após algum tempo, formam-se raízes podendo o ramo ser retirado e plantado.


3 comentários:

  1. Essa árvore se desenvolve em clima frio como aqui no Rio Grande do Sul?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ela se desenvolve sim em regiões como o Rio Grande do Sul, pois ela é de clima subtropical. Portanto, ela suporta o frio, porém depende da temperatura mínima do local.

      Excluir
  2. olá, ela pode ser plantada em clima quentes como goiás? precisa de frio para produzir?

    ResponderExcluir