domingo, 29 de março de 2015

Flores comestíveis


Além de serem utilizadas em diversas decorações, as flores podem assumir um papel interessante quando o assunto é alimentação.

O primeiro ponto a ser observado e entendido é que quando se fala em flor comestível, nem sempre se refere à flor inteira, muitas vezes são partes ou até mesmo inflorescências (parte da planta onde estão inseridas as flores).

Bom, as flores encontraram seu lugar na culinária principalmente pelo seu sabor adocicado e seus óleos essenciais que lhe conferem um aroma característico.

A maneira mais fácil de utilizar flores na alimentação é espalhando-as em saladas. Mas, pode-se utiliza-las em diversas outras receitas. Por exemplo, as rosas são misturadas com açúcar e podem ser espalhadas sobre bolos e biscoitos. As flores de abobora podem ser preparadas empanadas. Ainda podem ser utilizadas em bebidas ou diversas sobremesas.

No Brasil essa utilização ainda é pouco comum, mas utilizamos crescentemente o brócolis e a couve-flor, que são consideradas flores comestíveis. Interessante, não é mesmo?!

Outro ponto a ser destacado é que algumas são tóxicas, assim deve-se ter certeza que as mesmas não apresentam nenhuma substancia maléfica ao corpo.

Outros exemplos de flores comestíveis são: Acácia, Albina, Amor perfeito, Crisântemo e Lírio.


domingo, 8 de março de 2015

Caranguejo, é ou não é peixe?

Foto: Reprodução.

Caranguejo não é peixe, caranguejo peixe é, caranguejo só é peixe na enchente da maré ...

Quem nunca ouviu esta cantiga? A dúvida é, o caranguejo é ou não é peixe?
A resposta é: não, ele não é peixe!

Eles são crustáceos, assim invertebrados, enquanto os peixes são vertebrados. Os caranguejos possuem algumas habilidades interessantes:
Visão diferenciada, pois seus olhos que ficam na ponta de suas antenas se viram para todos os lados, além de ficarem protegidos pela carapaça;
Inclusive, sua carapaça protege todo seu corpo, além da mesma possuir várias cores, como azul, vermelho, marrom;
Suas patas não servem somente para locomoção, mas também para pegar comida, cavar e se defender dos inimigos;
Alguns caranguejos sobem em árvores e nem todos vivem no mar.

Quando falamos em culinária, esses crustáceos são utilizados principalmente pela culinária mediterrânea e brasileira, podendo ser consumido em diversos pratos.