segunda-feira, 30 de junho de 2014

Mirtilo – A fruta azul da longevidade.


Foto: Reprodução.

Espécie nativa dos Estados Unidos e Canadá, o mirtilo ou blueberry (em inglês) é um das frutas frescas mais ricas em antioxidantes já estudadas, tornando-se conhecida como “fruta da longevidade”. Sua riqueza em pigmentos antocianos lhe confere combate aos radicais livres, poder anti-inflamatório, melhora a circulação e reduz o colesterol ruim. Além disso, seu valor nutricional é indiscutível, apresentando vitaminas A, B, C, possuindo ainda sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, ácido cítrico e málico.

Ainda pouco conhecida no Brasil, sua introdução foi realizada em 1983, através de uma coleção de plantas trazidas pela Embrapa Clima Temperado, de Pelotas- RS.

Os frutos pertencentes à família Ericaceae, são de cor azul intensa, formato achatado com aproximadamente 1 cm de diâmetro e 1,5 g de peso, polpa de sabor doce-ácido e muitas sementes de pequeno tamanho.

Os Estados Unidos detêm 50% da produção mundial do fruto, seguido do Canadá, com 33%. Os norte-americanos importam 82% da produção do restante do mundo. Sua comercialização se dá principalmente na forma fresca, e em menor escala para indústria de suco, sorvete e doces.

Foto: Reprodução.

domingo, 15 de junho de 2014

Azeitona: legume, verdura ou fruta?

Você já se perguntou em que categoria a azeitona se encaixa? Pois é, a azeitona é o fruto da oliveira, árvore de porte médio pertencente à família Oleaceae, que pode chegar aos mil anos de longevidade.


Foto: Reprodução.

A azeitona ou oliva, consiste numa drupa* com forma oval, utilizada em diversos produtos, sendo os mais comuns as azeitonas de mesa e o azeite.

Sua coloração varia de verde que passa a violácea ou preto quando madura. Maioritariamente constituída por água, representando 50% do seu peso, e azeite, sendo 20% do seu peso fresco. Quando colhidos não se encontram aptos para o consumo, sendo necessárias algumas alterações que eliminem parcialmente seu amargor característico. Entre os principais processos está à imersão das azeitonas em água corrente ou em soluções salinas.

Para produção do azeite, basicamente os frutos são prensados. O azeite utiliza 90% da produção mundial, sendo o restante consumido como azeitona de mesa.

Foto: Reprodução.

*Drupa: fruto carnoso, com apenas uma semente, sendo esta aderida ao endocarpo.

domingo, 1 de junho de 2014

MARULA: O fruto Africano


A marula é uma árvore frutífera originária da África. O canhoeiro, como também é chamado, tem porte mediano, produz frutos ovoides ou globulosos com polpa suculenta, doce-acidulada e uma semente.

Muito utilizada pela população africana, sua semente serve para extração de óleo para cosméticos, e suas cascas e folhas para produção de medicamentos. O licor é produzido através da fermentação do suco da polpa.

O fruto é uma excelente fonte de vitamina C, variando de 60 mg a 400 mg, sendo seu teor mais elevado que a maioria das frutas, em comparação a laranja apresenta em média 53 mg.

Protegida por leis rigorosas para o tratamento ambiental e colheita sustentável, é considerada um tesouro botânico. Por milhares de anos foi o principal elemento nutricional da população de países como a África do Sul. Evidências de sua existência datam 10 000 AC.

CURIOSIDADES:

O povo de Tonga celebra a Festa das Primícias derramando uma oferta da bebida do suco fresco do fruto sobre os túmulos dos chefes mortos;

Conhecida como árvore dos elefantes, esses animais são atraídos pela fragrância de seus frutos;

Os frutos não servem de alimento somente aos elefantes, mas também aos rinocerontes, javalis, macacos verdes, zebras, porcos-espinhos, entre outros.

As maruleiras podem produzir mais de 500 kg frutos por ano.

Sua semente é extremamente resistente a quebras, para extração dos grãos internos é preciso colocar a mesma em uma superfície de pedra e bater sobre ela com outra pedra dura.