quinta-feira, 7 de abril de 2016

Limão Cayne

Da série: que limão é esse?

Hoje a matéria vai mostrar um limão diferente, que talvez você não conheça.

O Limão Cayne, chamado também de Bilimbi (devido ao seu nome cientifico Averrhoa bilimbi), ou limão Caiena (aqui no Brasil), é uma espécie pertencente à família Oxalidaceae, a mesma da carambola.


Sua principal característica é o sabor azedo, assim são usados principalmente na produção de vinagre, picles, geleias e no preparado de pratos do sul da Índia, sendo utilizado ainda para os tratamentos de hiperlipidemia*, hipertensão e diabetes por diferentes comunidades, além do uso local nas picadas de criaturas venenosas.

Seus frutos cilíndricos, quando maduros, apresentam pele fina e textura macia, suas sementes são pequenas e em número que varia de 3 (frutos pequenos) a 15 (frutos grandes). Com polpa suculenta, seu suco representa em média 75% do total, apresentando elevados níveis de ácido oxálico** (9 mg g-1), podendo ser utilizado para remover manchas de ferrugem de roupas e dar brilho a utensílios metálicos.



Sua arvore é cultivada nos estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Pará e Santa Catarina, porém sua distribuição ocorre em todo o território nacional.

E aí, ficou curioso para saborear o Cayne?


*níveis elevados de gorduras no sangue.
*composto que ingerido em altas concentrações pode acarretar em efeitos danosos à saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário