domingo, 28 de setembro de 2014

QUINOA: um riquíssimo grão



No ano passado (2013) a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou em Assembleia Geral o “Ano Internacional da Quinoa”, com o objetivo de divulgar o grande potencial da quinoa, sendo o lema “Um futuro semeado há milhares de anos”.

Originária dos Andes, é uma planta milenar cultivada pelos povos nativos, onde é conhecida como quinua. Seu destaque é devido à qualidade de sua proteína, com boa distribuição de aminoácidos essenciais, que se assemelham a caseína (fração proteica do leite), além de possuir um alto valor nutritivo e baixo colesterol. Alérgicos ao glúten tem na quinoa uma ótima opção de consumo, devido ausência do mesmo.

A quinoa pertence à família Chenopodiaceae, a mesma da beterraba, e seus grãos se apresentam em cores bem diferentes, existindo quinoa na cor branca, amarela, violeta, avermelhada, acinzentada e preta.


Na culinária podem ser servidas salpicadas em saladas, misturadas em molhos ou cereais matinais, até como componentes de sopas. Processada como farinha, pode ser utilizada em diversas receitas, ainda seus botões florais podem ser servidos cozidos.


sábado, 13 de setembro de 2014

Picolé – Uma invenção com mais de 100 anos


Picolé, uma ótima pedida para os dias quentes, ou também para os dias frios, não é mesmo?!

Mas você sabe quem o inventou, ou de onde surgiu?

Tudo começou com um menino...

Em uma noite fria em San Francisco, Califórnia, Frank Epperson, um menino de 11 anos de idade, esqueceu um recipiente com uma mistura de suco e um palito (que utilizava para misturar a água com o pó) no exterior de sua casa. Pela manhã, Epperson encontrou sua mistura e observou que a mesma havia se transformado em um delicioso pedaço de gelo doce em um palito. Sua descoberta agradou seus amigos, mas o garoto acabou crescendo e se dedicando ao ramo imobiliário e esquecendo sua invenção.

Porém, em 1924 seu produto foi patenteado. Frank deu entrada a uma série de patentes para assegurar sua “confeitaria gelada”. Os datados abordavam sua consistência, material do palito (emprego de um palito de madeira), seu formato (tubos de ensaio) e seu método de congelamento (refrigeração rápida).

O primeiro nome do picolé foi “epsicle”. Posteriormente mudou para “pop’s sicle” que significa gelinho do papai, foi daí que veio o nome original, em inglês, do picolé: “popsicle”.

Curiosidade:
Um dos picolés mais antigos do Brasil é o Eski-bon, da Nestlé. Ele foi criado em 1942, mais de 70 anos atrás.