terça-feira, 6 de maio de 2014

Banana com semente, VOCÊ SABIA?

A segunda fruta mais produzida no mundo e uma das mais populares no Brasil, a banana (Musa spp.) é macia, saborosa e doce. A maior região produtora no país é o Nordeste com 36,6% (IBGE, 2013). Sua importância se deve principalmente aos valores nutritivos, possuindo potássio, ferro, fósforo, cálcio, vitaminas do complexo B, vitamina C e fibras. Das vantagens e sabor não restam dúvidas, no entanto, onde ficam localizadas suas sementes?

Se você pensa que aqueles pontos pretos no meio da banana são sementes, se enganou. Os pontinhos são apenas óvulos não fecundados da flor da bananeira. A banana que conhecemos, não apresenta semente. Porém, existe sim bananas com sementes!

Como assim?


Originalmente a banana era cheia de sementes (grandes e duras), e isso foi sendo modificado geneticamente ao logo do tempo. Essas bananas são espécies selvagens, que ainda são encontradas em alguns lugares do mundo, como no mercado indonésio.


Das espécies de Musa, a Musa acuminata e a Musa balbisiana, são duas espécies das quais teriam se originado a maioria das variedades comestíveis de banana.

Pesquisas na área de melhoramento genético da banana continuam sendo realizadas, sendo a produção de sementes possível a partir de cruzamentos.

2 comentários: