quarta-feira, 23 de abril de 2014

Você conhece a physalis?

Foto: Reprodução.

Pequena, bonita e delicada a physalis (lê-se fisális) é uma fruta pertencente à família Solanaceae, a mesma do tomate, batata, berinjela e pimentão. Redonda e de cor amarela, laranjada ou vermelha nasce em uma planta arbustiva e é envolta em uma folha fina e seca.

Com sabor único, sua polpa é sucosa e azedinha, contém numerosas sementes minúsculas. A produção comercial é realizada principalmente pela Colômbia à qual abastece praticamente todo mercado internacional.
No Brasil é comumente encontrada nas regiões Norte e Nordeste onde é popularmente conhecida como bucho-de-rã, joá-de-capote, mata-fome, bate-testa e saco-de-bode. Porém, aqui no Sul já existem alguns pequenos produtores.
Rica em vitaminas A, C, fósforo e ferro, onde na medicina tradicional é utilizada como antipirético, diurético, antitumoral, analgésico e anti-inflamatório.
É muito apreciada por grandes chefs e gourmets, podendo ser utilizada na confecção de sorvetes, molhos, sobremesas, fondues, além de seu consumo in natura.

Curiosidades

ü  No Japão a variedade vermelha, chamada Hozuki, recebe anualmente uma festa com o nome.
ü  Degustações de vinhos geralmente são acompanhadas de queijos e frutas, e uma delas é a physalis!
ü  A mesma pode ser encontrada liofilizada em cápsulas.
ü  Em Marechal Cândido Rondon um grupo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) cultiva e pesquisa a fruta.

Agora que você já conhece a physalis, que tal incluir ela em seu cardápio? Bom apetite!

4 comentários:

  1. Muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Jéssica. Acredita que conheci a physalis apenas aqui na Alemanha? Até então nem sabia que existia. É muito saborosa em diversos tipos de sobremesas. Beijos!!

    ResponderExcluir