quinta-feira, 10 de abril de 2014

Cães e gatos x Chocolate

Olá pessoal!

Na minha primeira postagem quero falar sobre algo bem interessante e que muitos desconhecem: a relação dos cães e gatos com o chocolate!

O chocolate deriva das sementes assadas do cacau (Theobroma cacao) e constitui-se de uma grande quantidade de carboidratos, lipídeos, aminas biogênicas, neuropeptídios e metilxantinas. A teobromina e a cafeína são pertencentes ao grupo das metilxantinas.

AS METILXANTINAS SÃO OS MAIORES CAUSADORES DE INTOXICAÇÃO EM CÃES E GATOS.

Isso mesmo, INTOXICAÇÃO!

A quantidade de teobromina varia de acordo com o tipo de chocolate. Quanto maior a matéria lipídica menor o teor de teobromina, como é o caso dos chocolates brancos.
O branco apresenta a menor quantidade de teobromina, cerca de 0,1 miligrama por grama (0,1 mg/g) de chocolate. Já o ao leite tem aproximadamente 2 mg/g. Porém, os que apresentam maior concentração de cacau são os produtos em pó, geralmente utilizados em bolos, que chegam a ter de 15-20 mg/g.
Portanto, quanto mais escuro for o chocolate mais teobromina, isto é, maior possibilidade de ocorrer à intoxicação.
As metilxantinas são absorvidas tanto no estômago quanto no intestino. No cérebro competem com a adenosina e com isso causa excitação. Os efeitos de um modo geral são: ligeiro aumento da pressão arterial, nervosismo, inquietude, insônia, tremores e convulsões crônicas. Importante acrescentar que este quadro é extremamente perigoso em cães e gatos doentes e com epilepsia, pois há crises muito graves podendo levar o animal a óbito.
O tamanho do animal também influência na intoxicação, geralmente é mais comum em animais de pequeno porte, pois há maior quantidade de chocolate em relação ao seu peso corporal.
Apenas um pouquinho de chocolate não prejudica a saúde do animal, mas devemos lembrar que doces não são opções saudáveis. Como nós, o excesso pode causar obesidade, problemas nos dentes e até diabetes.

Estamos nos aproximando da Páscoa, e agora sabemos que não é interessante dar chocolate aos nossos animais queridos, lembrando que todo cuidado é pouco em relação ao lugar em que você armazena os mesmos, eles podem comer em grande quantidade.

Beijos e Feliz Páscoa!



6 comentários: